domingo, 20 de março de 2011

CONHEÇA A DEVOÇÃO Á NOSSA SENHORA DOS REMEDIOS

 Amigos, resolvi trazer para nós a origem da devoção à Nossa Senhora dos Remédios, pra que vocês conheçam uma pouco sobre a Padroeira de minha cidade Piripiri- PI, onde a devoção e o amor a Virgem é muito grande e fervorosa. A festa em sua homenagem, segundo a tradição, é dia 08 de outubro, nesse período a cidade toda se volta para nossos festejos, (de 06 a 16 de outubro) sinônimo de muita  fé, porém celebramos no dia 16 de outubro sua festa maior. Conheçam então.
  
              Imagem no interior da nossa Igreja.
 No final do século 11, os árabes invadiram Jerusalém e passaram a hostilizar os cristãos que visitavam a Terra Santa. Diante disso, a Europa lançou as Cruzadas, uma série de expedições militares ao Oriente Médio, que se sucederam de 1096 a 1272, reunindo vários países, para incorporar essa região ao Ocidente e à fé cristã. Na época das Cruzadas, surgiram por toda a Europa ordens militares e assistenciais de cunho religioso.
 Diferente das ordens religiosas que viviam em reclusão ou para a propagação do cristianismo, essas ordens eram poderosas organizações internacionais que atuavam direta ou indiretamente junto aos cruzados no combate aos muçulmanos.
A Ordem do Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, conhecida como Ordem dos Templários, foi fundada em 1119, junto às ruínas do Templo de Salomão, em Jerusalém, com o objetivo de apoiar os cruzados na manutenção dos territórios cristãos conquistados no Oriente e dar segurança aos peregrinos cristãos que continuavam visitando a Terra Santa.
Admirados em batalha, temidos pelo prestígio político e donos de considerável riqueza, que administravam com técnicas financeiras usadas pelo sistema bancário de hoje, os Templários se tornaram a Ordem mais poderosa da Europa até a perda da Terra Santa pelos cristãos, em 1303, quando o apoio a ela se reduziu drasticamente.
  
Complexo Turístico de Nossa Senhora dos Remédios em Piripiri

Foi quando o rei francês Filipe IV ou Filipe, o Belo, endividado com os Templários e diante da ameaça que eles representavam, engrossando o exército da igreja, passou a acusá-los de práticas heréticas.
 Já a Ordem da Santíssima Trindade ou dos Trinitários tinha caráter assistencial, mas no sentido de resgatar prisioneiros cristãos junto aos muçulmanos, durante as Cruzadas. Fundada na França por S.João de Matha, no final do século 12, foi quem introduziu em Portugal a devoção a N.S.dos Remédios, no início do século 13. Diz a crônica religiosa que S.João de Matha se viu em dificuldades para reunir os fundos necessários à finalidade de sua Ordem, porque o Ocidente estava em guerra, a nobreza investindo em exércitos e a população enfrentando a escassez de recursos, a pobreza e a fome. Foi quando ele tomou Nossa Senhora como patrona do levantamento de recursos para sua causa e os resultados foram tão impressionantes que, em pouco tempo, a Ordem dos Trinitários se tornou uma das mais ricas da Europa, trazendo de volta milhares de cristãos aprisionados no Oriente. Em gratidão por essa ajuda, S.João de Matha homenageou a Virgem Maria com o título de Nossa Senhora do Bom Remédio ou, como ficou conhecido em Portugal, Nossa Senhora dos Remédios; sendo que remédio, nesse título, não significa medicamento, mas solução para situações difíceis.



Por isso as imagens da Senhora dos Remédios aparecem com a mão direita estendida, como quem oferece algo, enquanto a esquerda segura o Menino, fonte de poder contra todos os males.

  
 Igreja da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios em minha cidade - Piripiri - PI.

Que Nossa Senhora dos Remédios, "tão boa", interceda por todos nós.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...