quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MODÉSTIA CRISTÃ

Quero refletir com vocês amados leitores, sobre a Modéstia Cristã, virtude que tem sido esquecida, ignorada,  até mesmo no seu significado  verdadeiro. Temos sido bombardeados pelas regras que ditam a moda mundana, nos fazendo meros brinquedos e escravos nas mãos do demônio. Creio que muitas mulheres nem sabem do  que se trata. Leia o artigo que entenderás. Boa leitura.

 A modéstia cristã é a virtude mais esquecida hoje. Além disso, ela é indispensável para a proteção da castidade. É inútil procurar restaurar a castidade nos indivíduos, nas famílias e na sociedade se a sua salvaguarda, a modéstia, é ignorada e atacada em tão larga escala como nos dias de hoje.
Certamente Maria, Nossa Rainha e Mãe, esmagará a cabeça da serpente mais insidiosa e venenosa, o Demônio da Impureza. Mas Deus quer que este triunfo se realize não pela indiferença e pela letargia, mas pela cooperação dos filhos de Maria marchando sob sua gloriosa bandeira.

A modéstia social exige adornos decentes na presença dos outros, e mesmo em casa; exige evitar toda familiaridade indevida, especialmente com pessoas do sexo oposto, olhares, palavras e gestos sugestivos, etc.; e, em geral, uma prudente reserva na aparência e no comportamento geral. Eis porque Deus deu à mulher um senso muito mais delicado de modéstia do que ao homem. Não somente para proteger sua própria integridade, mas também para proteger o homem contra a fúria de suas paixões. Quando a mulher é modesta, o homem será o único culpado se ele cair nas tentações da carne. Mas quando ela decide expor partes do corpo que deveriam estar cobertas se torna uma sedutora, partilhando assim a culpa do homem. De fato, os Teólogos ensinam que o pecado da sedutora é muito maior que o da pessoa seduzida. A modéstia não está diretamente relacionada com o tipo, estilo, ou corte do vestido, mas com a correta cobertura para o corpo. “Fora de moda” é uma palavra de ordem muito efetiva criada pelo Demônio da Impureza para tirar o juízo de muitos. O diabo odeia mulheres “discretas, modestas e excelentes”. Portanto, ele recorre à chavões e palavras de ordem, procurando levar as mulheres a aceitar roupas imorais por medo do ridículo.

Muitas Católicas têm um medo mórbido do ridículo, e permitirão que o diabo as conduza docilmente para escapar do ridículo.
Artigo cedido pela amiga Giovana do blog Santa Mãe de Deus. Obrigada amiga Deus lhe abençoe a Maria Santíssima esteja sempre a sua frente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...