segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ADORAR O SENHOR EM ESPÍRITO E EM VERDADE!


Amados de Deus, tenho pedido ao Senhor que me ensine a O adorar de acordo com sua vontade, que me conceda a verdadeira humildade de uma filha que O reconhece, Sua grandeza e minha pequenez. Não quero a superficialidade, mas sim a profundidade no amor e rendição ao meu Senhor. Entendi que só os que tem um coração sedento de Deus, conseguem adorá-lo em Espírito e em Verdade. Diante de um mundo tão pervertido pelas coisas que nos afastam de Deus, realmente são poucos os que resistem e procuram fazer a vontade do nosso amado. Agora entendi que ADORAÇÃO É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA. Deus seja louvado pelos irmãos que me ajudaram a absorver mais essa verdade. Às vezes preciso dizer - "só sei que nada sei".



O que é adoração? Poderíamos dizer que é uma honra que se presta a Deus, em virtude do que Deus é e do que significa para os que O adoram. A palavra hebraica que mas se usa para “adoração” no velho testamento significa “inclinar-se”. É o caso, por exemplo, em Gn 18.2. A palavra grega que geralmente se utiliza no Novo Testamento é “proskuneo”, e significa “prestar honra”, tanto a Deus como aos homens.


Está claro que é dever de cada criatura inteligente adora a Deus. Os anjos O adoram (Ne 9.6). Os Seus santos O adoram. No Evangelho eterno os homens são chamados a dar glória a Deus e a adorá-Lo (Ap 14.7). E dentro em breve tudo que há sobre a terra O adorará (Sf 2.11;   Zc 14.16; Sl 86.9)

Porém, enquanto os anjos honram a Deus segundo a verdade, porque sabem quem Ele é, os homens também deve procurar conhecê-lo e adorá-Lo, não apenas exteriormente, mas sim com o coração, uma honra que procede dos sentimentos de amor do homem para com Deus.




“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade.” (Jo 4.23,24) Aqui encontramos o caráter da adoração cristã. Não é um ritual, a formalidade de uma cerimônia religiosa. Esta harmonia com o que Deus é e, portanto, pressupõe que Deus foi completamente revelado. Nenhum incrédulo pode adora desta maneira! Pois é somente por meio do novo nascimento que temos recebido a nova vida, que a Bíblia chama “espírito”. “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (Jo 3.6; Rm 8.16) A adoração é espiritual, é segundo o novo homem, e está em harmonia com o que Deus é.

Mas a adoração não deve ser somente “em espírito”, mas também “em verdade”. “O que é a verdade?”, perguntou Pilatos. Ele não sabia que Aquele que tinha diante de si e que levava uma coroa de espinhos era a Verdade. A verdade é o que Deus tem revelado de Si mesmo. E foi o Filho quem O revelou.



 “ E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.” ( 1 Jo 2.20,21). Portanto, podemos nos aproximar de Deus nosso Pai, pelo poder do Espírito Santo, que põe a nossa vida em contato com Deus, nós O vemos e desfrutamos dEle. Seria possível contemplar a Deus tal como Ele é, sem ficar maravilhados e sem ficar desejosos de Lhe dizer isto? Todo o filho de Deus que não ficou passivo ante as bênçãos recebidas, mas que elevou os seus olhos ao próprio Doador, sabe, por experiência, que isso é impossível. A glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo é tão grande que os nosso corações são demasiado pequenos para dar perfeita conta do que dela vemos. Somos ainda menos capazes de expressar essa glória apenas em palavras. Mas adoramos em espírito e, portanto a nossa adoração consiste nos sentimentos espirituais que sobem de nossos corações e conjunto com palavras e atos voluntários diante de Deus. Deus espera de Seu povo que se reúnam com a consciência que o Senhor é o Único que tem É impossível prestarmos a verdadeira adoração, quando o Espírito Santo é relegado a segundo plano ou parcialmente acreditado; como é tão comum dentro de tantas igrejas.



Fonte - Elias R. de Oliveira
(Livre adaptação do texto de H.L.H.)

UMA ABENÇOADA SEMANA PRA VOCÊ!

VERSÍCULO PARA REFLEXÃO!

1 João 4:8

"Aquele que não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor"



Tenham todos uma abençoada semana, que o Senhor providencie o que lhes faltam e Maria Santíssima lhes cubram com seu manto protetor!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...