terça-feira, 19 de julho de 2011

COMO SE LIVRAR DO VÍCIO DA MASTURBAÇÃO


Olá amigos, a postagem a seguir é  uma resposta a um questionamento de um pecado que assola os filhos de Deus. O Pe. Paulo Ricardo responde, gostaria de chamar sua atenção para esse vídeo, deixe-o carregando, enquanto você navega, depois assista.  Que Deus seja o Senhor absoluto em nossas vidas! Com as bênçãos de Maria Santíssima.

A masturbação, em todas as situações, é considerada um pecado pela Igreja. Objetivamente, um pecado grave. Porém, o próprio Catecismo também aponta as dimensões subjetivas da masturbação (imaturidade afetiva, escravidão de um costume, angústia) mostrando um caminho para a luta contra este pecado.


Catecismo 2352 – Por masturbação se deve entender a excitação voluntária dos órgãos genitais, a fim de conseguir um prazer venéreo. “Na linha de uma tradição constante, tanto o magistério da Igreja como o senso moral dos fiéis afirmaram sem hesitação que a masturbação é um ato intrínseca e gravemente desordenado”.
Qualquer que seja o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade. Aí o prazer sexual é buscado fora da relação da “relação sexual exigida pela ordem moral, que realiza, no contexto de um amor verdadeiro, o sentido integral da doação mútua e da procriação humana”.
Para formar um justo juízo sobre a responsabilidade moral dos sujeitos e orientar a ação pastoral, dever-se-á levar em conta a maturidade afetiva, a força dos hábitos contraídos, o estado de angústia ou outros fatores psíquicos ou sociais que minoram ou deixam mesmo extremamente atenuada a culpabilidade moral.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...