domingo, 30 de janeiro de 2011

AMOR CONJUGAL E FAMÍLIAS PARA DEUS


Amados leitores, convido-os a refletirmos sobre o amor conjugal, famílias que é a base para um mundo equilibrado.  O MATRIMÔNIO é ainda fonte estabilizadora das sociedades por ser a base para geração das FAMÍLIAS, na sua acepção fidedigna. É onde as VIRTUDES humanas são iniciadas e aprofundadas através dos exemplos. Se quisermos destruir um País é só acabar com as famílias.

O Casamento é, obviamente, uma das tendências mais naturais da natureza humana. Ora, se é assim, parece difícil imaginar que, em circunstâncias normais, seja natural que o casamento fracasse. Se tantos casamentos fracassam hoje em dia, talvez seja porque as circunstâncias que cercam o matrimônio já não são normais. Ao invés de o casamento estar fracassando para o homem, não será o homem que vem fracassando em relação ao casamento? Vamos refletir?"

Tanto o amor virginal como o amor conjugal que são, como diremos mais adiante, as duas formas pelas quais se realiza a vocação da pessoa ao amor, requerem para o seu desenvolvimento o empenho em viver a castidade, para cada um conforme ao próprio estado. A sexualidade — como diz o Catecismo da Igreja Católica — « tornasse pessoal e verdadeiramente humana quando integrada na relação de pessoa a pessoa, no dom mútuo, por inteiro e temporalmente ilimitado, do homem e da mulher ». É óbvio que o crescimento no amor, enquanto implica o dom sincero de si, é ajudado pela disciplina dos sentimentos, das paixões e dos afetos que nos faz chegar ao autodomínio. Ninguém pode dar aquilo que não possui: se a pessoa não é senhora de si — por meio da virtude e, concretamente, da castidade — falta-lhe aquele autodomínio que a torna capaz de se dar. A castidade é a energia espiritual que liberta o amor do egoísmo e da agressividade. Na medida em que, no ser humano, a castidade enfraquece, nessa mesma medida o seu amor se torna progressivamente egoísta, isto é, a satisfação de um desejo de prazer e já não dom de si.

A castidade como dom de si
A castidade é a afirmação cheia de alegria de quem sabe viver o dom de si, livre de toda a escravidão egoísta. Isto supõe que a pessoa tenha aprendido a reparar nos outros, a relacionar-se com eles respeitando a sua dignidade na diversidade. A pessoa casta não é centrada em si mesma, nem tem um relacionamento egoísta com as outras pessoas. A castidade torna harmônica a personalidade, fala amadurecer e enche-a de paz interior. Esta pureza de mente e de corpo ajuda a desenvolver o verdadeiro respeito de si mesmo e ao mesmo tempo torna-se capaz de respeitar os outros, porque faz ver neles pessoas dignas de veneração enquanto criadas à imagem de Deus e, pela graça, filhos de Deus, novas criaturas em Cristo que « vos chamou das trevas à sua luz admirável » (1 Ped 2, 9).

O domínio de si
« A castidade supõe uma aprendizagem do domínio de si, que é uma pedagogia da liberdade humana. A alternativa é clara: ou o homem comanda as suas paixões e alcança a paz, ou se deixa comandar por elas e tornasse infeliz ». Todas as pessoas sabem, até por experiência, que a castidade exige que se evitem certos pensamentos, palavras e ações pecaminosas, como S. Paulo teve o cuidado de esclarecer e recordar (cf. Rom 1, 18; 6, 1214; 1 Cor 6, 911; 2 Cor 7, 1; Gal 5, 1623; Ef 4,  724; 5, 313; Col 3, 58; 1 Tess 4, 118; 1 Tim 1, 811;4, 12). 

Por isso se requer uma capacidade e uma atitude de domínio de si que são sinal de liberdade interior, de responsabilidade para consigo mesmo e para com os outros e, ao mesmo tempo, testemunham uma consciência de fé; este domínio de si comporta tanto o evitar as ocasiões de provocação e de incentivo ao pecado, como o saber superar os impulsos instintivos da própria natureza.

Encontre um modo para que Jesus permaneça. Então reze, porque é pela vida da oração que Jesus permanece. Reze com a palavra de Deus. É pela oração que Jesus permanece em nosso lar. É uma grande tentação pensar eu não tenho tempo para rezar muito. O importante não é quantidade de tempo, mas sim a qualidade do seu momento com o Senhor. Encontre tempo para rezar com sua família.


JESUS, MARIA E JOSÉ, NOSSA FAMÍLIA VOSSA É.  ABENÇOA SENHOR AS FAMÍLIAS AMÉM, ABENÇOA SENHOR A MINHA TAMBÉM, AMÉM.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Para não perder o bendito costume, errei no primeiro comentário... tenho que dar o braço a torcer, é que tenho precisa de dar uma revisada antes de postar, CREDO!

    Vamos lá novamente:


    Salve Maria!

    Que belo texto, o matrimônio também é doação; pq eu vivo pelo outro e para o outro; eu "morro" a cada dia para que meu marido encontre a finalidade última de todos os Católicos: A SALVAÇÃO!

    E nesta doação também está incorporada o perdão; porque nós somos fracos e todos nós em diferentes níveis temos defeitos, pecados, talvez vícios, enfim somos limitados; por isto que a família precisa ser formada no espírito de entrega! E assim podemos juntos com Jesus afirmar "ama mais quem dá a vida pelo irmão!"

    É difícil, exige força e perseverança; mas francamente não vejo melhor caminho de santificação, não vejo maneira mais certa de agradar a Deus; e para mim, não vejo outro meio mais edificante a não ser me doar inteiramente pelo meu marido e meu filho!



    Bjocas

    Fiquemos com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria,

    É verdade amiga, não há forma mais bela que lutar pela santidade nos doando pelo nosso conjuge e filhos, pois casamos não para sermos felizes, mas para fazer o outro feliz, a nossa felicidade é consequencia de uma total entrega que consiste no amor diário, no perdão, na compreensão, no corrigir por amor e com amor, visando a salvação para o outro.

    É sempre gratificante ter vc por perto, saiba que tenho colocado vc em minhas orações, quero ver vc ultrapassando todas as suas limitações,na medida do possivel e da vontade do Senhor, se esse é meu desejo de pecadora imagine o do nosso Amado Jesus, creio em milagres.

    Fiquemos com Jesus e Maria. Um abração. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Joelma querida preciso muito de suas orações; pq imensa é minha luta, infelizmente não confio em escrever determinadas coisas no msn, pq penso que nada na net é tão privado assim (...); pode até ser neuras minha, mas não confio em quem possa também estar lendo o que escrevo para vc!

    Mas um dia, caso Deus assim deseje, quem sabe a gente não se vê pessoalmente e eu contarei o tamanho da minha batalha! Graças a Deus debaixo de lágrimas estou vencendo todas elas! E inclusive tenho duas para vencer ainda este semestre se Deus quiser!


    Bjocas, eu te enviei uns 5 e-mails sobre células tronco que vc tinha me pedido! Entra aí no msn, vou ficar aqui até umas 21:00 depois saio para reza do terço.


    Salve Maria!

    ResponderExcluir
  5. Joelma,
    Saudações de Belo Horizonte!!

    Gostei de você se propor a refletir sobre o fracasso em alguns matrimônios. Eu aprendi a não recriminar quem passou por isso, porque sei o quanto é difícil a Vida a Dois.

    Você focou na castidade em seu Post, e eu me lembro do nosso amado Padre Léo e também do ótimo Professor Felipe Aquino (que você também deve conhecer pela programação da TV Canção Nova) dizendo que um casamento sem Deus está com os dias contados.

    Falar em "castidade" para os casais do mundão é simplesmente coisa de outro mundo, inconcebível, incompreensível. Quase ridícula.

    Então, assim como nos EUA a gente fala inglês e na França, francês, em vez de "aconselhar" a castidade para casais com que me relaciono, eu falo em Oração, Santa Missa, Bíblia...

    Acho que, nos aprofundando nisso tudo antes, a castidade torna-se mais "digerível" e não tanto assustadora. Uma consequência natural de quem sabe que tudo tem o seu tempo. Incluindo, a relação sexual dentro do matrimônio.

    Um beijo e... Firmeza, Bloggueira de Deus!
    Não tem caminho sem "pedras"!
    Tenho a certeza de que Deus vai inspirá-la a como "lidar com elas".

    Saúde e Paz!!
    A você e a seus internautas!!


    ~~~

    ResponderExcluir
  6. Oi Joelma, amada de Deus, belíssimo texto. Eu vou te confidenciar algo que as vezes não entendo.
    O que mais eu valorizo é o matrimônio e no entanto é onde mais sou provado, porque será?
    diante das provações pela quais já passei e continuo, costumo dizer que se eu não estivesse unido a Cristo, já teria "chutado o balde", vc entende? Confira no meu blog http://jbpsverdade.blogspot.com/2010/09/porque-o-matrimonio-e-indissoluvel.html
    Deus nos abençoe e a Virgem Maria interceda por nós junto a seu Filho Jesus!!!

    ResponderExcluir
  7. A paz de Cristo, querida Ana Paula,

    O casamento sem Deus é uma verdaeira ruína, é o que vemos hoje nos lares, famílias desestruturadas, filhos problemáticos, sem expectativa nenhuma, pois se não levarmos tudo aos pés do Senhor sob a luz do Espírito Santo, tudo é vão, é ruína na certa.

    O matrimônio já é atacado por todos os lados, é lógico que enfrentamos batalhas, mas prescisamos colocar sob a misericórdia do Senhor Jesus e sob a intercessão de Maria, caso o contrário não conseguimos sustentar.

    Que Deus ilumine as famílias e Maria passe a frente de nossas vidas. Obg pela sua visita, que eu já tava com saudades de vc. Volte sempre querida.

    Salve Maria.

    ResponderExcluir
  8. João Batista querido amigo,
    Deus nos chama a Santidade e no matrimônio é onde somos mais provados, com certeza, pois temos a bela missão de levar o outro para Deus e nesse mundo onde os valores são contrários ao matrimônio, é difícil. Quem quiser ser experimentar o caminho da santidade, procure se casar. Eu lhe confesso tbm amigo, que se não fosse por Deus, e se eu não soubesse da minha missão eu diria que já tinha desistido, isso é normal, pois a vida de cadado nã é fácil, nem sempre as coisas andam como pensamos e queremos, mas o Senhor nos sustenta e com a força do Espírito Santo, podemos proclamar que nosso matrimônio é para o Senhor. Que bênção "ouvir" um homem de Deus que tem consciência de sua missão no matrimônio.
    Amigo eu sempre acompanho seu blog.
    Que o Senhor abençoe sua vida e sua missão. Fique com Deus e Maria Santissima.Um abraço amigo.Volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo texto minha irmã. Precisei ler isto tb.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...