quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MODÉSTIA CRISTÃ

Quero refletir com vocês amados leitores, sobre a Modéstia Cristã, virtude que tem sido esquecida, ignorada,  até mesmo no seu significado  verdadeiro. Temos sido bombardeados pelas regras que ditam a moda mundana, nos fazendo meros brinquedos e escravos nas mãos do demônio. Creio que muitas mulheres nem sabem do  que se trata. Leia o artigo que entenderás. Boa leitura.

 A modéstia cristã é a virtude mais esquecida hoje. Além disso, ela é indispensável para a proteção da castidade. É inútil procurar restaurar a castidade nos indivíduos, nas famílias e na sociedade se a sua salvaguarda, a modéstia, é ignorada e atacada em tão larga escala como nos dias de hoje.
Certamente Maria, Nossa Rainha e Mãe, esmagará a cabeça da serpente mais insidiosa e venenosa, o Demônio da Impureza. Mas Deus quer que este triunfo se realize não pela indiferença e pela letargia, mas pela cooperação dos filhos de Maria marchando sob sua gloriosa bandeira.

A modéstia social exige adornos decentes na presença dos outros, e mesmo em casa; exige evitar toda familiaridade indevida, especialmente com pessoas do sexo oposto, olhares, palavras e gestos sugestivos, etc.; e, em geral, uma prudente reserva na aparência e no comportamento geral. Eis porque Deus deu à mulher um senso muito mais delicado de modéstia do que ao homem. Não somente para proteger sua própria integridade, mas também para proteger o homem contra a fúria de suas paixões. Quando a mulher é modesta, o homem será o único culpado se ele cair nas tentações da carne. Mas quando ela decide expor partes do corpo que deveriam estar cobertas se torna uma sedutora, partilhando assim a culpa do homem. De fato, os Teólogos ensinam que o pecado da sedutora é muito maior que o da pessoa seduzida. A modéstia não está diretamente relacionada com o tipo, estilo, ou corte do vestido, mas com a correta cobertura para o corpo. “Fora de moda” é uma palavra de ordem muito efetiva criada pelo Demônio da Impureza para tirar o juízo de muitos. O diabo odeia mulheres “discretas, modestas e excelentes”. Portanto, ele recorre à chavões e palavras de ordem, procurando levar as mulheres a aceitar roupas imorais por medo do ridículo.

Muitas Católicas têm um medo mórbido do ridículo, e permitirão que o diabo as conduza docilmente para escapar do ridículo.
Artigo cedido pela amiga Giovana do blog Santa Mãe de Deus. Obrigada amiga Deus lhe abençoe a Maria Santíssima esteja sempre a sua frente.

4 comentários:

  1. Olá amiga.
    Já tinha lido este e outros artigos no blog da Giovana. Considero-os muito interessantes na medida em que nos despertam para certos cuidados que parecem ter sido relegados para segundo plano. Neste caso falamos das vestes com que as mulheres se devem cobrir, que deve ser correta. Concordo!
    Mas temos que nos adequar ao contexto dos tempos e nunca julgar os outros pelos que vestem, desde que não se caia em exageros nunca devemos julgar os outros por não vestirem o mesmo que nós, senão caimos na tentação de nos tornarmos inflexiveis.
    O meu lema na fé, é o respeito pelos outros e tentar conhecer o coração de cada um independentemente das vestes. Preocupa-me o julgamento que Deus e o mundo fará daquilo que sou enquanto ser humano e cristã e não por ser julgada pelo que visto. No entanto respeito esta forma radical de seguir as "regras".
    Obrigada pelo post que servirá para refletir sobre este tema.
    Um abraço em Cristo e Maria

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, a Paz de Cristo e Salve Maria,

    Obrigada pelo seu parecer. Com certeza não podemos julgar, nem excluir ninguém por causa de suas vestes. Mas podemos orientá-las, dar testemunhos e mostrar que podemos ser elegantes, bonitas, femininas estando bem vestidas, o que é bonito é pra ser preservado e valorizado. Não tenho a triste pretenção de condenar ninguém, mas podemos ir contra a maré dos ditos mundanos, claro que sempre com amor e discernimento em tudo.
    Fique com Deus e Maria Santíssima.
    Um cheirão com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria!

    A modéstia mariana é um apostolado que necessita ser divulgado e vivido; fico extremamente feliz por ver também este Blog abraçando este causa!

    Nossa senhora em Fátima disse que "viriam umas modas que ofenderiam demais a Deus e levariam muitas almas para o inferno", isto Jacinta recorda para uma freira que cuidava dela e anotava tudo que a menina dizia, no hospital em que viveu seus últimos dias de vida.

    Realmente não podemos julgar ninguém seja lá qual for o assunto; mas temos que ser LUZ PARA O MUNDO, e muitas vezes a correção soa como julgamento, visto vir contra a realidade da pessoa corrigida.

    Parabéns Joelma pela iniciativa.



    Fiquemos com Deus!
    Gi.

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou católica e frequento a igreja, mas não sabia que a modéstia pedia o uso de roupas assim. Tenho 14 anos e não me visto de forma vulgar, mas já fui na Igreja de calça jeans ou de saias/ vestido um pouco acima do joelho, e não achei que isso afetou de forma alguma minha interação com Deus, pois minha fé continua a mesma. Mas fazer isso é errado?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...