segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ADORAR O SENHOR EM ESPÍRITO E EM VERDADE!


Amados de Deus, tenho pedido ao Senhor que me ensine a O adorar de acordo com sua vontade, que me conceda a verdadeira humildade de uma filha que O reconhece, Sua grandeza e minha pequenez. Não quero a superficialidade, mas sim a profundidade no amor e rendição ao meu Senhor. Entendi que só os que tem um coração sedento de Deus, conseguem adorá-lo em Espírito e em Verdade. Diante de um mundo tão pervertido pelas coisas que nos afastam de Deus, realmente são poucos os que resistem e procuram fazer a vontade do nosso amado. Agora entendi que ADORAÇÃO É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA. Deus seja louvado pelos irmãos que me ajudaram a absorver mais essa verdade. Às vezes preciso dizer - "só sei que nada sei".



O que é adoração? Poderíamos dizer que é uma honra que se presta a Deus, em virtude do que Deus é e do que significa para os que O adoram. A palavra hebraica que mas se usa para “adoração” no velho testamento significa “inclinar-se”. É o caso, por exemplo, em Gn 18.2. A palavra grega que geralmente se utiliza no Novo Testamento é “proskuneo”, e significa “prestar honra”, tanto a Deus como aos homens.


Está claro que é dever de cada criatura inteligente adora a Deus. Os anjos O adoram (Ne 9.6). Os Seus santos O adoram. No Evangelho eterno os homens são chamados a dar glória a Deus e a adorá-Lo (Ap 14.7). E dentro em breve tudo que há sobre a terra O adorará (Sf 2.11;   Zc 14.16; Sl 86.9)

Porém, enquanto os anjos honram a Deus segundo a verdade, porque sabem quem Ele é, os homens também deve procurar conhecê-lo e adorá-Lo, não apenas exteriormente, mas sim com o coração, uma honra que procede dos sentimentos de amor do homem para com Deus.




“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade.” (Jo 4.23,24) Aqui encontramos o caráter da adoração cristã. Não é um ritual, a formalidade de uma cerimônia religiosa. Esta harmonia com o que Deus é e, portanto, pressupõe que Deus foi completamente revelado. Nenhum incrédulo pode adora desta maneira! Pois é somente por meio do novo nascimento que temos recebido a nova vida, que a Bíblia chama “espírito”. “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (Jo 3.6; Rm 8.16) A adoração é espiritual, é segundo o novo homem, e está em harmonia com o que Deus é.

Mas a adoração não deve ser somente “em espírito”, mas também “em verdade”. “O que é a verdade?”, perguntou Pilatos. Ele não sabia que Aquele que tinha diante de si e que levava uma coroa de espinhos era a Verdade. A verdade é o que Deus tem revelado de Si mesmo. E foi o Filho quem O revelou.



 “ E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.” ( 1 Jo 2.20,21). Portanto, podemos nos aproximar de Deus nosso Pai, pelo poder do Espírito Santo, que põe a nossa vida em contato com Deus, nós O vemos e desfrutamos dEle. Seria possível contemplar a Deus tal como Ele é, sem ficar maravilhados e sem ficar desejosos de Lhe dizer isto? Todo o filho de Deus que não ficou passivo ante as bênçãos recebidas, mas que elevou os seus olhos ao próprio Doador, sabe, por experiência, que isso é impossível. A glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo é tão grande que os nosso corações são demasiado pequenos para dar perfeita conta do que dela vemos. Somos ainda menos capazes de expressar essa glória apenas em palavras. Mas adoramos em espírito e, portanto a nossa adoração consiste nos sentimentos espirituais que sobem de nossos corações e conjunto com palavras e atos voluntários diante de Deus. Deus espera de Seu povo que se reúnam com a consciência que o Senhor é o Único que tem É impossível prestarmos a verdadeira adoração, quando o Espírito Santo é relegado a segundo plano ou parcialmente acreditado; como é tão comum dentro de tantas igrejas.



Fonte - Elias R. de Oliveira
(Livre adaptação do texto de H.L.H.)

4 comentários:

  1. Que maravilha de reflexão!

    Adorar em espírito e em verdade; deixar o Espírito de Deus revelar A VERDADE QUE É CRISTO!
    Que coisa mais espetacular! Deixar CRISTO REVELAR SUA IGREJA! DEIXAR DEUS PAI REVELAR SEU PLANO DE AMOR! Projeto grande demais para nossa pequenez, conduto projeto nosso, que Deus pensou para nós!

    Saber que adorar é "dobrar-se", curvar-se AQUELE QUE MORREU POR NÓS, POR NOSSA SALVAÇÃO! Que doce "humilhação", não acha???

    Mas ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE é não fazer oposição A VERDADE! Pq sabemos que todos que lutam contra A VERDADE, não vem de Deus suas intenções e seus sentimentos, e sabemos bem quem é o pai disso tudo que se opõe À VERDADE!

    Sabe caríssima Joelma; hoje mais que a um ano atrás, mais que a 10 anos atrás eu posso afirmar que não somente meu coração, mas minha vida curva-se, dobra-se a Deus!

    É um contínuo curvar aos pés de Deus, deixar em prostados minha vontade, os meus "achismos", meus gostos, minhas coisinhas! E deixar que A VERDADE me eduque, que Ela me governe! E o caminho mais seguro para aprender a realmente curvar-se a Deus é a Sempre Virgem Maria; Senhora que me pede a todo instante que eu seja fiel ao seu Senhor! Senhora que exige de mim um amor incondicional À SANTA VERDADE, ao CRISTO (CABEÇA) e também À SANTA IGREJA (CORPO).

    Deus sendo sempre o mesmo não muda, não se moderniza, pq SUA VERDADE É SEMPRE A MESMA HOJE,ONTEM E SEMPRE! Deus não precisa ser diferente pq Ele é perfeito, e tudo que Ele já nos revelou TAMBÉM É PERFEITO!

    Então precisamos entender que a adoração é uma questão de sobrevivência mesmo; pq somente Deus para nos convencer e nos fazer reféns deste amor misericordioso que brota e jorra do Sagrado Coração de Jesus!

    Peçamos aos nossos Santos Anjos da Guarda que nos ensine a adorar ao Senhor EM ESPÍRITO E EM VERDADE!

    Parabéns pela sua fé!

    SALVE MARIA! SALVE CRISTO REI!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi, Salve Maria,

    Que o Senhor nos faça verdadeiros adoradores!

    Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Joelma, coisa mais linda o que vc postou!!! Que maravilha cada descoberta. Nós que O adoramos, qdo lemos isso , o coração parece saltar pela boca pq nos infunde cada vez mais o intenso desejo de nos inclinarmos em adoração. Já não basta que, estendendo uma roupa no varal, diante de um magnífico céu, com um estonteante azul e imensos flocos de nuvens branquinhas e mais, uma voz suave a dizer: "Olha o que fiz prá vc, filha", só o louve. É preciso adorá-lo!!! Eu não lhe disse, Joelma que a frase da camiseta evangeliza? Olhe só o que vc buscou, após seu coração inquietar-se? Olha que preciosidade de post vc nos deliciou e nos evangelizou mais, sim pq refletindo estamos sendo evangelizados e nos tornando evangelizadores ao mesmo tempo. Joelma, sua passagem pelo Alquimia deixou-me pequenininha diante de palavras tão lindas que vc me dirigiu. Fiz de uma frase sua meu pensamento matinal que posto no Facebook. Eu só posto se a frase for muito 10 e a sua superou. Após terminar irei para lá postá-la. Deus a abençoe ricamente. Obrigada mesmo! Meu carinho!

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Luiza, a paz

    Neste mundo precisamos uns dos outros para crescermos a nos achegar a Deus e é isso que fazem os amigos. A verdadeira amizade ensina, cuida, edifica e faz muitas outras coisas que não dá pra citar pois não caberia na postagem!

    Eu é que lhe agradeço pelo carinho de sua companhia sempre muito sincera.

    Fico muito feliz em saber que você absorveu algum pensamento que com carinho lhe enviei, é assim, como falei, estamos nete mundo para ns ajudarmos mutuamente e sermos canais da graça.

    Fique com Deus e Maria. Um cheirão com carinho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...