segunda-feira, 4 de abril de 2011

QUEM É DEUS PRA VOCÊ?

"Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.

A Palavra de Deus é viva e nos atrai irresistivelmente a si, para que a nossa vida também seja Palavra de Deus.


A pergunta que Jesus faz a Seus discípulos no evangelho é  radical! Todos nós, em um momento ou outro de nossa vida, teremos que respondê-la. Antes, porém, é preciso meditar nos fundamentos da “pergunta” que Ele nos faz... Por que Cristo faz essa pergunta? O “vós quem dizeis que eu sou?” não foi mera especulação por parte de Jesus, muito menos algum tipo de carência ou necessidade de afirmação. Sabemos que entre nós, nas relações humanas, marcadas pelo egoísmo, buscamos com avidez sempre saber o que os outros pensam/dizem de nós e nos preocupamos imensamente com isso. É o que recebe o nome técnico de “capital de relacionamento”. Inseguros e sem saber o que Deus pensa de nós, tentamos achar satisfação e, em última instância, a nossa própria identidade no que os outros pensam e falam de nós. Não é esse, absolutamente, o caso de Jesus, que é Deus e plenamente senhor de si mesmo. Na verdade, se Ele nos questiona, é para revelar-se; se pergunta acerca de um mistério inatingível ao homem, é para que Ele mesmo responda e revele-se ao homem.



Provocado por Jesus e movido pelo Espírito, Pedro responde e, com ele, toda a Igreja de Cristo em todos os tempos: “Tu és o Messias”. Esta resposta, porém, se for apenas coletiva, como uma fórmula que será mecanicamente repetida por todos, fatalmente acabará sendo resposta de ninguém, vazia e sem força. Ela deve ser (e só pode ser) pessoal, resposta que somente eu posso dar, como fruto de uma experiência. Como é  pessoal o amor de Deus, também são pessoais essas respostas às  “perguntas de Deus” ao longo da vida.



     Como foi dito acima, cedo ou tarde serei colocado diante dessa pergunta tão profunda e radical: ”Quem, de verdade, é Jesus para mim?”  E a vida dos santos não nos permite enganos: a pergunta virá  na vida; quando for preciso re-optar pelo seguimento de Cristo e, mesmo no escuro, trilhar um caminho de volta ao primeiro amor, muitas vezes em momentos de solidão, deserto e silêncio, grandes provações ou tentações. Assim, da mesma forma que a pergunta vem é que eu poderei respondê-la: na vida.


     Nas linhas seguintes do evangelho, Jesus indica como podemos responder a Ele, e o faz mostrando como Ele próprio responderia ao Pai –  oferta radical de vida. De fato, toda a vida de Jesus não foi outra coisa senão resposta ao Pai. Lemos claramente em todos os atos de Cristo a revelação de quem era o Pai para Ele e do valor que dava à  Sua Santa Vontade. Que outro caminho indicar aos discípulos senão aquele que Ele mesmo percorreria dali a pouco tempo? Indica a via da cruz... e é reprimido por Pedro.



Reflita sobre essa pergunta do Senhor e se doe em amor!
por Escola de Formação Shalom     

2 comentários:

  1. Olá caríssima Joelma, salve Maria! esta pergunta me causa uma grande expectativa na certeza de responde-la não por mim, mas pelo Espírito Santo que age em nós.
    A pergunta de Jesus aos seus apostolos faz ecos até hoje e fará até a sua vinda glóriosa. Muitos dizem que Jesus é o Filho de Deus e não estão errados, mas há os que dizem que Ele é Filho e também a primeira criatura de Deus, aí já começa a complicar, certo? dizer que Jesus é a primeira criatura de Deus é simplesmente negar à sua divindade, concordas? e porque? porque Ele foi gerado pela ação do Espírito Santo no ventre de Maria (Cf Lc 1, 34-35), aí está o mistério de Jesus Verdadeiro e Verdadeiro homem; Verdadeiro Deus porque foi gerado pelo Espírito Santo, Verdadeiro homem porque foi gerado no ventre da virgem humana Maria Santíssima. EIS O NOSSO DEUS, SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi amado, salve Maria,

    Com toda certeza, essa pergunta de Jesus para nós precisa causar em nossos corações inquietações no sentido de doação, pois dizer que Ele é nosso Senhor, ou qualquer outra resposta, é algo que nos remete uma uma entrega total de nossas almas e vidas, algo de relevante responsabilidade pois não é somente dizer, mais viver o que proclamamos.

    Que maravilha seu pensamento, fiquemos com Deus e que Maria nos tome pelos braços. Deus abençoe vc e sua caminhada. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...